O que é Scrub? Como surgiu?
O QUE É SCRUB?
Você já ouviu falar na palavra “Scrub”? Tem alguma ideia do significado? Scrubs são as roupas sanitárias utilizadas por médicos, enfermeiros, dentistas e outros trabalhadores envolvidos no atendimento ao paciente ou em outras áreas da saúde. Os scrubs podem ser conhecidos também nacionalmente em português, por: Roupas Privativas, Pijamas Cirúrgicos, Pijama de Hospitalar, entre outras nomenclaturas dependendo da região. Atualmente com a evolução da indústria têxtil, existem várias opções de tecidos Tecnológicos para confeccionar essa roupa específica. Porém, habitualmente os modelos mais tradicionais são feitos com tecido de algodão ou poliéster. Esse produto foi pensado e feito originalmente para uso por cirurgiões e outros funcionários da sala de cirurgia, que os colocavam ao se esterilizar, antes da cirurgia, eles agora nos dias de hoje eles são usados por vários outros funcionários do hospital.
UM POUCO DA HISTÓRIA DO SCRUB
Os cirurgiões não usavam nenhum tipo de vestimenta especializada até o século XX. Os médicos cirurgiões, utilizavam suas próprias roupas ou até um avental de açougueiro para se proteger suas roupas das machas de sangue que poderiam ocorrer nos procedimentos realizados. A operação também era feita com as mãos nuas sem nenhuma luva ou proteção e suprimentos não estéreis. Até o início do século 20 a marca de um cirurgião ocupado e bem-sucedido era a profusão de sangue e fluidos em suas roupas. A importância da vestimenta como um emblema de sua classe na sociedade era prioridade e os processos por trás da transmissão da infecção eram objeto de controvérsia e dúvida dentro da profissão. Com a pandemia da “gripe espanhola” de 1918 o interesse médico pela teoria antisséptica de Lister, alguns médicos começaram a usar máscaras de gaze de algodão nas cirurgias; no entanto, a ideia era usar para sua própria proteção e não era para proteger o paciente da infecção intraoperatória. Nesse mesmo tempo, a equipe da sala de cirurgia começou a criar o hábito de usar luvas de borracha pesadas para proteger as mãos das soluções que era utilizadas usadas para limpar a sala e os equipamentos, uma prática que os cirurgiões adotaram com certa resistência. Na década de 1940, os avanços na antissepsia cirúrgica (agora chamada de técnica asséptica) e na ciência da infecção de feridas levaram à adoção de campos e aventais antissépticos para uso em salas de cirurgia. Instrumentos, suprimentos e curativos eram rotineiramente esterilizados por exposição a vapor de alta pressão ou óxido de etileno. Uma curiosidade importante, é que, originalmente os trajes na sala de cirurgia era predominantemente Branco, pois, essa cor permite enxergar melhor se o uniforme está sujo ou com algum sinal de sangue e isso ajuda a evitar contaminações e infecções. Além desses aspectos citados, devemos mencionar também que existem significados atribuídos à cor branca. O branco é geralmente associado a ideias positivas para a população na totalidade. Remete tranquilidade, pureza e sensação de paz. No entanto, a combinação de luzes de operação brilhantes e um ambiente todo branco levou à fadiga ocular do cirurgião e da equipe. Nas décadas de 1950 e 1960, a maioria dos hospitais já havia abandonado o vestuário branco da sala de cirurgia e adotado tons de verde, o que proporcionava um ambiente de alto contraste e reduzia a fadiga ocular.
EVOLUÇÃO DA VESTIMENTA
Na década de 1970, a vestimenta cirúrgica atingiu em grande parte seu estado moderno - uma camisa de manga curta com decote em V e calças com cordão ou um vestido de manga curta na altura da panturrilha, feito de algodão ou mistura de algodão/poliéster. Sobre isso, usava-se uma touca de pano estilo bufante, uma gaze ou máscara de tecido sintético, uma bata cirúrgica de pano ou sintética, luvas de látex e sapatos fechados de apoio. Este uniforme era originalmente conhecido como "verdes cirúrgicos" por causa de sua cor, mas passou a ser chamado de "scrubs" porque era usado em um ambiente "esfregado". Portanto, foi a partir desses acontecimentos da história que chegamos ao Pijama Hospitalar que encontramos hoje, claro, suas evoluções constantes foram bem notórias, hoje as empresas que produzem esses produtos, se baseiam muito nas tendências da moda para criarem seus produtos, deixando-o cada vez mais completo e confortável para o profissional atuar.
MODO DE USO
Atualmente, em várias salas de cirurgia espalhadas pelo mundo, é proibido usar qualquer roupa exposta, como uma camiseta, por baixo do Scrub. Como as vestimentas são projetadas para promover um local limpo, acredita-se que o uso de roupas externas introduz patógenos indesejados aumentando o risco de contaminações. Praticamente todo o pessoal efetivo de atendimento ao paciente em hospitais no Brasil utilizam-se de uniformes padronizados para exercerem suas atividades, assim também como alguns funcionários de consultórios médicos, odontológicos e veterinários. Além dos Scrubs para as ações cirúrgicas, o Jaleco também é um item indispensável que se faz presente na vida dos profissionais da área da saúde. Os médicos normalmente podem usar suas próprias roupas com jaleco branco, exceto para cirurgia. A equipe de apoio, como zeladores e funcionários da unidade, também usa aventais em algumas instalações.
Fora dos hospitais, os pijamas cirúrgicos estão se tornando mais comuns em outras áreas também, especialmente à luz da pandemia global do COVID-19. As indústrias não tradicionais que usam Scrubs incluem academias, escolas, restaurantes, salões de beleza, manicures entre outras áreas da estética e beleza. Os padrões de saúde e segurança são fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento que trabalha atuando diretamente com pessoas.
FABRICAÇÃO DOS SCRUBS
Nos dias atuais, várias empresas têm se especializado na confecção de scrubs cada vez mais tecnológicos e voltado à moda. No mercado, podemos encontrar várias opções de cores, modelo e estilos diferentes. Os Scrubs usados na sala cirúrgica são quase sempre coloridos em cinza claro sólido, verde claro, azul claro ou em um tom verde azulado claro. Esse é conhecido como o “padrão” nas comunidades médicas. Alguns hospitais tem adotado o hábito de utilizar cores para diferenciar entre departamentos de atendimento ao paciente. Os hospitais também podem estender a prática para diferenciar os membros/visitantes que não são funcionários.
Outra prática comum nos dias de hoje nos hospitais, é encontrarmos Blusas estampadas sob medida, com personagens de desenhos animados e estampas digitais e alegres, são bastante comuns em consultórios de pediatras, consultórios veterinários, clínicas odontológicas e hospitais infantis, e estampas para diversos feriados podem ser vistas ao longo do ano. Algumas instalações de cuidados intensivos ou hospitais maiores também têm regras relaxadas sobre o uso de batas não regulamentadas em unidades não cirúrgicas, e não são mais apenas as blusas clássicas com decote em V, mas agora são oferecidas em muitos estilos e padrões. Muitos profissionais têm apostado em Scrubs modernos, diferentes e até mesmo ousados para trabalhar no dia a dia. Os pijamas cirúrgicos deixaram de ser apenas meros uniformes e hoje são itens que passam credibilidade e profissionalismo, raros são os profissionais que não tem esse cuidado de se vestir bem e elegante no trabalho.
CUIDADOS SOBRE A LIMPEZA
Os Pijamas Cirúrgicos geralmente não são de propriedade do usuário dependendo do hospital. Deve-se a preocupações com questões de lavagem doméstica e esterilidade, esses scrubs geralmente são de propriedade do hospital ou alugados por meio de um serviço comercial de roupa de cama. E devido a essas limitações de lavagem e esterilidade, macacões descartáveis foram introduzidos no mercado. Porém, alguns médicos preferem adquirir suas próprias vestimentas e fazerem todo o controle de lavagem e esterilização.
Agora vamos dar algumas dicas para realizar uma higienização adequada dos pijamas cirúrgicos.
Logo após serem realizado as atividades com o seu Pijama Cirúrgico, você deve colocar as peças em uma solução com hipoclorito de sódio caso as peças forem da cor branca, porém, se forem coloridas você pode realizar o procedimento usando o Lysoform® dessa forma não haverá uma descoloração das suas peças. Depois que você realizar o procedimento das peças de molho (com um prazo de mais ou menos 1 hora) realize a lavagem com água e sabão de forma separada de outras peças. Feito isso, agora é só esperar secar e utilizar novamente.
VANTANGES DE UTILIZAR SCRUBS
Os Scrubs já tomou conta do mercado hospitalar, é um item extremamente essencial para executar o trabalho nas clínicas, hospitais e até mesmo estúdio de beleza. Abaixo, citamos alguma das características presentes no pijama cirúrgico que justificam o seu uso no dia a dia dos profissionais:
- Possuem vários bolsos para guardar os Acessórios;
- Conforto, beleza e praticidade;
- Equilibra a temperatura corporal não deixando o usuário desconfortável;
- Flexibilidade na movimentação e no exercício da função;
- Várias opções de cores, modelos e estilos;
- Tecido com Lavagem simples e fácil de cuidar (easy care)
- Criação de uma identidade do seu consultório com a padronização das peças;
- Transparece mais higiene e cuidado pessoal para todos em sua volta;
- Eleva a autoestima do usuário com modelos funcionais, elegantes e com muito estilo;
- Auxilia na contenção da transmissão de agentes patológicos;
- Evita o usuário de usar suas próprias roupas para exercer sua função;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco sobre a história dos Scrubs e também sobre suas vantagens e cuidados. Fique ligado nas próximas postagens do nosso blog, teremos muito conteúdo para vocês. Até mais! Beijos