O que é fibrose pulmonar? Quais são as causas, tratamentos e sintomas?
Nesses últimos dias muito se perguntou o que é a doença chamada fibrose pulmonar, recentemente essa doença foi a causa da morte da cantora nacional Rita de Cássia. Ela na tarde do dia 03/01/2023 na cidade de Fortaleza no Ceará acabou falecendo por conta dessa doença. Ela era considerada como uma das grandes compositoras no gênero musical forró e com toda certeza foi uma perca irreparável para nossa cultura musical.
A Fibrose Pulmonar é uma doença crônica que causa o endurecimento e o encolhimento dos tecidos do pulmão, o que reduz a capacidade de oxigênio do corpo humano. É uma condição muito grave que, infelizmente, não tem cura, no entanto, a ciência avançou e hoje nos proporciona tratamentos bem-sucedidos para retardar o progresso da doença e aliviar o desconforto associado.
O que provoca a fibrose Pulmonar?
A Fibrose Pulmonar é provocada por muitos fatores diferentes, incluindo doenças infecciosas, exposição a toxinas, bem como, problemas autoimunes. Embora a causa exata seja ainda desconhecida, a Fibrose Pulmonar tende a aparecer quando os mecanismos do corpo responsáveis pela reparação dos tecidos se tornam defeituosos, gerando tecidos cicatriciais e endurecidos nos pulmões.
Ela pode ocorrer também com a inalação de substâncias tóxicas ao nosso corpo, como por exemplo: mofo, poeira, feno e também madeira velha. O motivo é que essas substâncias citadas podem não ser filtradas de forma eficiente pelo nosso nariz e consequentemente poderá gerar uma Doença Intersticial Pulmonar e depois evoluir para uma fibrose pulmonar.
É uma doença considerada rara e atinge em maior frequências pessoas com idade superior a 60 anos. E também é observado que a doença acaba sendo presente no histórico familiar do paciente.
Quais são os sintomas sofridos?
Os sintomas da Fibrose Pulmonar variam de acordo com o grau de acometimento dos tecidos pulmonares. Porém, alguns sintomas comuns incluem fadiga, tosse seca e que não cessa, dor no peito, curta duração de ar, perda de peso, perda de apetite, cansaço, pele amarelada e inchada nas pernas e tornozelos. É comum também que os pacientes apresentem pequenas fissuras nos lábios e dor nas articulações.
Como devemos tratar essa doença?
Os tratamentos mais comuns para a Fibrose Pulmonar incluem corticóide sistêmico, broncodilatadores, imunossupressores, terapia de oxigênio, e, mais recentemente, tratamentos biológicos.
Além disso, os médicos podem recomendar mudanças no estilo de vida que possam melhorar a qualidade de vida, como moderação da atividade física, perda de peso, mantenha atividades saudáveis e evite o contato com alérgenos ou substâncias tóxicas.
Pessoas sedentárias, ex-fumante, idosa devem se comprometer a sempre fazerem check-ups e ficar em alerta a possíveis sinais, quanto mais tardar o diagnóstico mais difícil ficará o tratamento.
A Fibrose Pulmonar é uma condição grave e progressiva que pode levar a complicações significativas para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes. Por isso, quanto mais cedo os sintomas forem diagnosticados e tratados adequadamente, melhores serão os resultados. Se você está preocupado com sintomas possivelmente relacionados à Fibrose Pulmonar, consulte o seu médico o mais rápido possível.
Que bom que você chegou até aqui, agradecemos pela sua leitura. Logo abaixo deixaremos alguns outros tópicos para você ganhar um pouco mais de conhecimento em outras áreas. Esperamos que goste das indicações. Até mais!
Siga nossa loja oficial Jalecos Mania
O que é edentulismo?
Saúde bucal e doenças do coração, existe alguma relação?